Educação Inclusiva - a resposta, para cada um, e para todos turma 05.ACD.25/26
Apresentação
O enquadramento legal da educação inclusiva constitui um enorme desafio para novas práticas nas escolas. Assim, há que criar momentos de diálogo, reflexão e partilha que, de alguma forma, auxiliem na procura das melhores respostas para cada aluno.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Criar um espaço de análise reflexiva conjunta, acerca dos principais orientadores do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e das suas implicações nas práticas educativas. - Analisar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e o processo de mobilização dessas mesmas medidas, numa perspetiva de abordagem multinível-diferenças/implicações na prática de cada medida de gestão curricular-acomodações curriculares/adaptações curriculares não significativas/adaptações curriculares significativas. - Analisar os documentos que suportam a aplicação do normativo (Relatório Técnico Pedagógico/Programa Educativo Individual).
Conteúdos
-Exploração do documento legislativo (Decreto-lei n.º 54/2018). - Abordagem multinível e o Desenho Universal para a Aprendizagem como base das medidas universais. - Relatório Técnico Pedagógico/Programa Educativo Individual.
Observações
Esta ACD destina-se prioritariamente aos docentes do Agrupamento de Escolas da Murtosa
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |